Postado em 27 junho 2022

WhatsApp proibidão em 2015

Você lembra quando o WhatsApp te deixou na mão pela primeira vez? Em 2015 uma decisão judicial derrubou o aplicativo em todo território nacional e deixou os usuários na mão.

O aplicativo WhatsApp já ficou fora do ar algumas vezes, deixando todos os usuários desesperados, desligando e ligando o modem para conferir se o problema é na internet e entrando no Twitter para confirmar se o problema é geral.

No ano de 2015 o aplicativo passou quase um dia inteiro fora do ar no Brasil. Diferente de outras vezes, que o problema foi gerado por alguma falha técnica na plataforma, nesse ano o bloqueio foi resultado de uma ordem judicial.

O responsável pelo pedido foi um juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí. O juiz solicitou o compartilhamento dos dados dos usuários, mas em resposta o WhatsApp disse que não tinha acesso a tais dados, já que a comunicação entre pessoas no aplicativo era criptografada ponta a ponta.

O caso acima aconteceu no mês de fevereiro de 2015. No mesmo ano, porém em dezembro, um novo bloqueio foi solicitado com base na lei do Marco Civil da Internet, que determina obediência de empresas digitais à legislação brasileira. O bloqueio que deveria acontecer por 48 horas terminou antes do previsto após recurso das operadoras.

Opções para substituir o WhatsApp

Quando o WhatsApp sai do ar, após a confirmação de instabilidade no Twitter, os usuários buscam outros aplicativos semelhantes enquanto ele não volta à normalidade.

O Telegram se tornou um dos queridinhos e hoje já possui uma parcela significativa de usuários fiéis, que utilizam a plataforma não apenas para trocas de mensagens, mas também participam de grupos com assuntos específicos.

Uma outra opção para quem gosta de participar de grupos é o Viber. Ele tem a possibilidade de formar grupos com até 250 pessoas. Uma vantagem da versão desktop e que ainda não é possível com o WhatsApp são as chamadas de vídeo.

O Messenger e as mensagens diretas do Instagram também substituem o WhatsApp, entretanto, por serem da mesma empresa, algumas vezes as plataformas saem do ar ao mesmo tempo.

Pioneiro das redes, o Skype foi lançado em 2003 e na época fazia sucesso pelas ligações de áudio e de vídeo a preços abaixo da média do mercado. Ele permite envio de mensagens de texto, fotos, faz chamadas de áudio e vídeo gratuitamente através da Internet e permite o compartilhamento de tela durante as videoconferências.

Continue lendo

Marketing Omnicanal; você sabe o que é?

Se chegou até você, é porque viralizou. Qual história por detrás do meme?

Nem só de Geração Z e Millennials a sociedade está dividida, sabia?

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto