Postado em 25 julho 2021

Você sabe o que é Inbound Marketing?

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Em um mercado de mudanças constantes, vamos tentar explicar brevemente um pouco sobre este conceito.

O que é?

O Inbound Marketing também chamado de Marketing de Atração, é a ação que atrai o seu cliente com o uso de ferramentas de Marketing de Conteúdo em redes sociais e SEO. Ele atinge as pessoas a partir de conteúdos que ela precisa, e não de maneira invasiva como a publicidade tradicional, por exemplo.

Na publicidade tradicional vemos diariamente uma guerra desenfreada de anúncios e ações para conquistarem o seu público a qualquer custo, dentro de uma audiência ampla. Não podemos negar que esse tipo de ação trouxe muito retorno a muita gente, com muitos recursos financeiros. Porém hoje, espalhar conteúdos aos quatro ventos não surte mais o mesmo efeito e é facilmente ignorado.

No Inbound Marketing é possível você segmentar seu público-alvo com campanhas de marketing digital direcionadas, usando o budget estratégicamente.

Um dos objetivos do Inbound Marketing é atrair pessoas que se sintam confiante com o seu produto ou serviço, criando um laço entre o consumidor e a empresa, construindo um relacionamento saudável até o fechamento da venda e além.

Inbound Marketing X Outbound Marketing.

Outbound Marketing, também chamado de “velho marketing”, são ações efetuadas para correr atrás dos clientes. É uma maneira mais invasiva de publicidade e utiliza recursos como spams, anúncios em rádio, televisão, sites e materiais impressos.

Não se comunica com o público-alvo, sendo uma abordagem de mão única, sem troca de informações. Ele não gera engajamento do cliente, que não se sente estimulado em compartilhar a marca e pode ser facilmente ignorado por ele nas abordagens insistentes.

O Inbound Marketing procura mudar essa maneira de abordagem e leva em consideração a opinião e a realidade de seu cliente. Não é invasivo, mas sim relevante para o público-alvo, procurando estabelecer um diálogo e um relacionamento duradouro. Busca transformar estranhos em clientes e clientes em futuros divulgaores da marca.

Pode ser até 62% mais barato quando comparado ao Outbound, e o retorno sobre o investimento feito é maior. O resultado positivo se dá por investir em um público menor, mas que já apresenta interesse no produto e intenção de compra.

Etapas e Ferramentas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing utiliza o Marketing de Conteúdo como principal ferramenta para atrair clientes, produzindo e distribuindo diversos tipos de materiais de qualidade, fazendo o público se atrair pelo negócio de forma leve e consistente.

São 4 etapas, desde o primeiro contato até a consolidação do cliente, e cada uma delas poderá utilizar diferentes ferramentas para alcançar seus objetivos:

  1. Atração
    Fazer o cliente conhecer a marca e criar aproximação com sua realidade.
    Ferramentas: blog, redes sociais, SEO.
  2. Conversão
    Transformar o visitante em lead de qualidade.
    Ferramentas: formulários, landing pages, call-to-actions, banners.
  3. Venda
    Fazer com que os leads adquiridos efetuem a compra do seu produto.
    Ferramentas: e-mails, CRM, inbound sales.
  4. Fidelização
    Manter os clientes e cultivar um relacionamento duradouro.
    Ferramentas: depoimentos, pesquisas, conteúdos ricos, monitoramento

Em um mundo em constante evolução, o Inbound Marketing vem apresentando resultados satisfatórios para empresas e marcas que procuram se transformar e alcançar visibilidade e crescimento.

A QR, buscando resultados sempre positivos, gera ferramentas e soluções para atender a necessidade de cada cliente. Conheça o que podemos oferecer para o seu negócio!

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