A tecnologia é, sem dúvidas, “um divisor de águas” na vida de muitas pessoas, incluindo nós, aqui da QR hehe
Marcas e empresas têm alcançado uma posição social devido a sua boa performance e bom aproveitamento da ferramenta, que a cada dia mostra que veio para facilitar as suas vendas e melhorar o seu campo de acesso.
Quando falamos em varejo, o mercado sempre se destacou por oferecer uma experiência única aos clientes. Bom atendimento, preços acessíveis, agilidade, entre tantas outras vantagens. No entanto, com a chegada da pandemia, o varejo, se tornando agora híbrido, precisou se reinventar e acelerar o seu processo de “imigração” para a área tecnológica, aderindo ao e-commerce e atendendo no online e offline.

Em 2020, no primeiro ano da epidemia global, foi constatado que 46% dos brasileiros optaram por realizar mais compras online e 7% compravam virtualmente pela primeira vez. Já no mundo todo, 43% das pessoas têm feito mais compras online que antes da pandemia.
Diante a esse crescimento de consumidores na internet, é preciso buscar meios de atender melhor o público e suas expectativas.
As principais características do varejo híbrido são:
- Integração: Não é sobre oferecer dois canais de vendas mas, sim, de oferecer uma experiência a partir de dois pontos que se encontram.
 - Conveniência: Aqui a ideia central é garantir que os clientes possam escolher como desejam comprar e como querem receber seus pedidos, conforme as necessidades e especificidades colocadas.
 - Busca por soluções: Gerar o diferencial e soluções personalizadas, conectando o cliente à marca.
 
Quais são as vantagens do varejo híbrido?
- Otimizar a logística;
 - Favorecer a experiência do cliente;
 - Estimular o aumento das vendas;
 - Aumentar a competitividade.
 
Como atender essa nova geração de consumidores?
Os últimos anos influenciaram muito no comportamento do público e a sua forma de realizar compras online. Neste momento, é essencial saber como proceder e dar os próximos passos. A seguir listamos algumas estratégias que certamente irão ajudar:
- Priorize uma boa experiência: invista nos diferenciais da sua marca e mostre que almeja marcar o cliente de uma forma exclusiva;
 - Adote a tecnologia: utilizar as tecnologias centralizadas é uma boa forma de se manter acessível e sempre disponível ao público, favorecendo a sua comunicação.
 - Favoreça a jornada de compra: esse ponto é fundamental. Indicamos dar opções e permitir que ele aproveite a conveniência da maneira desejada. Um exemplo, é permitir que as compras sejam feitas online e entregues na loja física. O importante é favorecer o poder de decisão do cliente.
 
Uma coisa é certa: a pandemia só acelerou um processo de transformação e avanço que já estava acontecendo. Então, mesmo após a pandemia, a tendência é que o varejo híbrido se torne progressivamente mais forte.
O varejo híbrido traz uma mudança na forma como as marcas vendem e como os clientes consomem. A tendência de união entre online e offline promete se fortalecer, então é importante já começar a colocá-la em prática para explorar seus benefícios.