O relatório Marketing Insights 2022, produzido pela GoAd Media, em parceria com o UOL, é um documento que faz análises sobre como o marketing e seus profissionais deverão conduzir seus trabalhos no próximo ano.
Construído a partir de análises e entrevistas com líderes de consultoria e marca, foram apontados os principais desafios de um mercado complexo, formado por pilares sociais, econômicos, ambientais e políticos.
O avanço tecnológico, a importância do papel do cliente e suas decisões e uma agenda pautada em ESG (governança corporativa, social e de meio ambiente) devem ser temas prioritários durante todo o ano de 2022.
A sigla para Environmental, Social and Governance é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma marca ou empresa.
É a partir dela que se pode ver o quanto um negócio busca minimizar seu impacto no meio ambiente e construir um mundo mais justo e responsável.
O valor da marca já não é mais o fator principal para a escolha do cliente. Ele não escolhe apenas pela qualidade, e sim pela transparência, sua maneira de produzir e se relacionar com o planeta e sociedade.
Uma atuação mais responsável da empresa vai aproximá-la deste público mais crítico e conectado com critérios de sustentabilidade.
Além desse relacionamento com o consumidor, ESG pode gerar redução de custo, impulsionar crescimento da receita, aumentar a produtividade dos funcionários, minimizar intervenções regulatórias e legais e otimizar investimentos e gastos de capital.
Em 2022 será necessário lidar com novas demandas dos consumidores, o que exigirá também uma mudança interna.
Para essa nova forma de trabalhar é necessário um espectro maior de perfis dentro das equipes.
O consumidor tem mais poder de escolha e participação, colocando-o não apenas no papel de cliente, mas também de membro atuante nas decisões.
Hoje, quem domina o inbound marketing está à frente. Cada vez mais se mostram mais efetivos os modos de atrair o cliente através de conteúdos que ela precisa, e não de maneira invasiva como a publicidade tradicional.
A entrada em vigor da LGPD (Lei geral de proteção de dados pessoais), marcas e empresas enfrentarão um dos principais desafios para o próximo ano, organizar o ecossistema de dados.
O setor de privacidade e de inteligência de dados se tornou prioridade para o marketing, para reforçar que os clientes tenham mais controle sobre suas informações e amadurecendo a coleta e o uso estratégico de first-party data (dados de pessoas que tiveram algum contato com a marca, coletados a partir de campanhas, formulários, ferramentas de monitoramento, redes sociais, pesquisas.)
A junção de experiências do mundo real com o virtual, através de experiências híbridas, transformará a maneira de consumir.
O Metaverso vai abrir as possibilidades de as empresas personalizarem as experiências oferecidas ao público.
A pandemia acelerou o processo de digitalização e a tendência é que cada vez mais ações realizadas em ambientes virtuais tenham influência no mundo real.
Em 2022 é esperado que as agências sejam parceiras de negócio, conectada à realidade do consumidor. Será preciso desenvolver planos e estratégias junto às marcas e empresas para alcançar os objetivos.
Estar em constante transformação e acompanhar as inovações de mercado vai evitar que a agência se torne obsoleta.
A QR ajuda a melhorar a comunicação do seu negócio com o público, através de ações coordenadas de marketing desde o desenvolvimento da identidade visual até a estratégia de presença online.
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