Postado em 02 março 2023

Sem uma identidade visual sua marca não existe!

Entenda a importância de sua empresa ter uma identidade visual bem planejada.

Se você é um novo empreendedor e está iniciando sua marca agora, ou ainda não entendeu o conceito de uma identidade visual, nós vamos explicar o que é antes de nos aprofundarmos sobre sua importância.

Uma identidade visual é um conjunto de elementos gráficos visuais, como cores, logotipo, tipografia, grafismo e slogan que refletem a essência de uma marca. Além desses fatores, também encontramos elementos não tangíveis, como missão, valores e princípios.

A junção de todos esses aspectos forma-se, literalmente, a identidade da marca, ou seja, sua personalidade, como o público a vê e a reconhece.

Qual a relevância de se ter uma identidade visual?

Um dos principais motivos para a identidade visual ser um fator muito importante para uma empresa, é que ela transmite às pessoas quem é a empresa logo no primeiro contato.

Ela oferece identificação e confiança ao público, o contrário acontece com marcas que não possuem uma identidade visual, resultando na falta de credibilidade e profissionalismo. E não é só a ausência de uma ID que gera essa desvantagem, se ela for feita sem estratégia e sem planejamento passa a mesma impressão.

Uma identidade visual que não é bem feita causa distanciamento entre a marca e seu público e transmite uma mensagem totalmente errada.

A identidade visual faz com que sua marca fique gravada na mente de seus consumidores, mesmo que de forma inconsciente. Quer um exemplo? Pense em um “M” amarelo com fundo vermelho ou uma maçã mordida, aposto que você lembrou de duas grandes marcas que remetem a esses elementos mesmo sem precisarmos citar os nomes delas.

Esse é o poder da identidade visual!

O que levar em consideração na hora de definir uma identidade visual?

Há alguns pontos essenciais na hora de criar uma ID bem pensada e que faça sentido para sua marca. Separamos 7 itens que te ajudarão nisso:

  • Cuidado com o excesso de cores e efeitos;
  • Clareza sobre qual sensação quer transmitir;
  • Escolher fontes mais simples e legíveis;
  • Ter um objetivo a ser alcançado;
  • Compatibilidade com diferentes plataformas;
  • Logotipo remediável;
  • Estratégia bem definida.

E agora, como ter uma identidade visual estratégica e adequada para minha marca?

Se você quer ajuda para criar uma identidade visual que alcançará seus objetivos desejados, nós podemos te ajudar através de nossos serviços. Com a QR Comunicação você terá uma equipe altamente capacitada e preparada para deixar sua marca reconhecida conforme sua essência.

Vamos juntos?

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto