Postado em 31 julho 2022

Se chegou até você, é porque viralizou. Qual história por detrás do meme?

Se chegou até você em diferentes versões, é porque viralizou na rede. Sim, estamos falando dos famosos “memes”!

Independente se você faz ou não parte do grupo que compartilha e interage por meio deles, com certeza já se deparou com alguma ilustração ou acontecimento que lhe tirou boas risadas, estamos certos?

A verdade é que o meme hoje faz parte do nosso dia a dia e não podemos evitá-los, afinal, é uma ótima ferramenta para usar em momentos específicos. Como zuar aquele amigo ou sair de uma situação embaraçosa.

Nesse texto queremos compartilhar um pouco da história do queridinho e como ele foi ganhando espaço nas redes (e na memória do nosso celular 😂).

Origem do Meme

Você já ouviu falar do biólogo e escritor Richard Dawkins? Em 1976, ele lançou o livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta), onde ilustra que, assim como o gene, o meme é uma unidade rica de informação com a capacidade de se multiplicar e propagar idéias de indivíduo para indivíduo.

O conceito da palavra surgiu do grego “mimeme”, que significa imitação. Segundo Dawkins, meme é usado para representar: “sons, ideias, frases de efeito, modas de roupa, jeitos de se fazer potes ou construir arcos. Assim como genes se propagam na piscina genética pulando de corpo para corpo via espermatozóides ou óvulos, memes se propagam na piscina memética pulando de cérebro para cérebro por um processo que, no sentido amplo, pode ser chamado de imitação”.

Ou seja, os memes têm o poder de criar uma conexão social entre as pessoas, mesmo que virtualmente. Muito legal, né?

Agora que te contamos um pouco sobre a história, será que você se lembra de um dos primeiros memes que viralizou na rede? O famoso “Rage Guy”, ficou muito conhecido ao ponto de ganhar a sua ilustração impressa em roupas e acessórios.

RAGE GUY

Ganhou espaço na rede “4chan”, a ilustração foi totalmente criada no Paint. O principal objetivo é representar aquele momento de ódio que nos consome no dia a dia, mas logo passou a ganhar variações.

Além disso, trouxemos um comparativo de um dos memes mais bombados em 2022 e gostaríamos de saber, você o usou em algum momento?

WILL SMITH X CHRIS ROCK

Quem lembra da Cerimônia do Oscar 2022, onde o ator Will Smith deu um tapa na cara do humorista Chris Rock? Sua intenção era defender a esposa, que foi alvo de uma piada feita pelo comediante, no entanto, o tapa de milhões rendeu m-u-i-t-o-s memes ao longo dos últimos meses.

Continue lendo

Marketing Omnicanal; você sabe o que é?

Nem só de Geração Z e Millennials a sociedade está dividida, sabia?

A experiência do cliente e o impacto na sua marca

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto