Postado em 17 dezembro 2021

Retrospectiva 2021 – O que o brasileiro mais quis saber

Compartilhar:

O Google possui uma ferramenta gratuita onde é possível saber quais assuntos mais procurados, o Google Trends.

Nela a pesquisa pode ser feita por critérios de país, tempo, categoria e o tipo de busca.

Em nossa retrospectiva buscamos o que foi mais procurado durante o ano de 2021 no Brasil. Veja se você também foi responsável pelas buscas.

O que…

É Cringe?

A palavra de origem inglesa, usada para situações desconfortáveis e constrangedoras, virou meme quando começou a ser usada em conflitos de gerações.

“Geração Z” e “Millennials” entraram no Google Trends como termos mais procurados no auge da discussão sobre as atitudes e costumes que tornavam uma pessoa cringe.

É Basculho?

O BBB21 foi um dos mais comentados e dele saíram personalidades que deram o que falar durante o ano todo.

Uma edição cheia de publicidade e participantes polêmicos, o BBB termina com Juliette como vencedora. Logo após o fim do programa ela se tornou embaixadora de várias marcas.

Outra figura que conquistou o público foi Gil do Vigor. Seus bordões soltados durante o programa logo ganharam força na internet. “O Brasil tá lascado”, “Ai, Brasil!” e “Tchaki tchá” perderam espaço para o termo basculho, dito pelo brother em uma discussão com a Pocah.

E é claro que a busca ia ser grande, pois a própria Pocah só descobriu o que era quando foi eliminada do programa.

Aconteceu com o whatsapp?

Difícil saber qual a data exata dessa pesquisa. Todo ano somos surpreendidos por uma queda repentina do aplicativo, que deixa metade das pessoas aliviadas e metade desesperada.

O último apagão deixou Whatsapp, Facebook e Instagram quase um dia todo fora do ar.

Um tempo depois veio o anúncio da mudança de nome da empresa para Meta, a aposta de Mark Zuckenberg de entrar no Metaverso.

Metaverso também foi tema muito comentado durante o ano. Considerado a nova fase da internet, neste universo virtual, criado a partir de realidade virtual, aumentada, redes sociais e criptomoedas, as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares virtuais.

Acontecimentos

Olimpíadas

As Olimpíadas 2020, adiadas para 2021 foram o acontecimento mais procurado do ano. E esse um ano de espera valeu a pena.

O Brasil teve o melhor desempenho da história de sua participação em uma Olimpíada. Vários atletas foram destaque, não apenas durante os jogos, mas também nas redes sociais e na publicidade.

A ginasta Rebeca Andrade, o canoísta Isaquias Queiroz, a fadinha do skate Rayssa Leal e o surfista Ítalo Ferreira estão na lista de atletas olímpicos mais procurados no Google Trends.

Na lista também está a ginasta Simone Biles, que decidiu não participar de algumas finais em que estava classificada, para poder cuidar da sua saúde mental.

Vacina

A saúde também foi destaque em 2021 e as vacinas contra a covid-19 estão no topo das pesquisas.

Logo no começo do ano surgiu uma figura muito famosa nas campanhas de vacinação, o Zé Gotinha.

Na categoria “Perto de mim” as pessoas procuraram muito saber onde podiam encontrar as vacinas perto de suas casas.

Propagandas

Burger King

Esse ano ele foi mesmo o Rei. As campanhas do Burger King foram as mais procuradas pelos usuários do Google.

A propaganda realizada pelo restaurante durante o mês do Orgulho LGBTQIAP+ foi a campeã das pesquisas.

A campanha “Nossa, como eu vou explicar a sigla LGBTQIA+ para as crianças?” chamou atenção e também foi muito criticada. Em resposta o Buger King afirmou que “acredita no respeito como princípio básico de todas as relações humanas e não tolera o preconceito. Aqui, todas as pessoas são bem-vindas”.

Alice

A bebê que fez sucesso no TikTok pronunciando palavras difíceis se tornou a identidade comercial do Itaú em 2021.

Em dezembro ela estampa a campanha de final de ano do banco ao lado de Fernanda Montenegro. Realizando parcerias importantes desde cedo.

Entretenimento

Round 6

A série coreana, que foi indicada ao Globo de Ouro 2022 de melhor série de drama, virou fenômeno mundial e ficou em primeiro lugar de audiência na Netflix em 90 países.

Ela já foi sucesso de audiência assim que foi lançada. Os figurinos viraram fantasias no Halloween de 2021, seus jogos foram parar em bares e restaurantes e a famosa boneca esteve presente na Avenida Paulista.

Heróis dos streamings

Os cinemas reabriram suas portas durante o ano, porém os streamings ainda foram os grandes protagonistas nos lançamentos de filme em 2021.

Produções lançadas simultaneamente nas salas de cinema e nas salas de casa foram destaque do ano.

Os super-heróis da Marvel continuam dominando os rankings de pesquisa e bilheteria.

Já próximo do final do ano, onde os lançamentos voltaram apenas aos cinemas, Homem-aranha: Sem volta para casa bateu recorde de bilheteria com pré-estreia no Brasil.

Black Friday

Iphone

Sempre ele. O campeão de pesquisa durante a Black Friday esse ano foi o Iphone 13. Consumidores esperam essa data marcante do varejo e semanas antes já começam a monitorar seus sonhos de consumo, esperando uma oferta especial.

Quando é?

Nos Estados Unidos a Black Friday acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças. Como o feriado não é comemorado no Brasil e as marcas estendem os descontos e promoções para o mês todo, a pesquisa do dia exato ainda é muito grande.

Faltando poucos dias para o final de 2021 e com certeza ainda dá tempo de surgir mais algum assunto que vai fazer todo mundo correr para o Google e pesquisar.

Mas essas vão acabar indo para a retrospectiva 2022…

Continue lendo

Se chegou até você, é porque viralizou. Qual história por detrás do meme?

Nem só de Geração Z e Millennials a sociedade está dividida, sabia?

A experiência do cliente e o impacto na sua marca

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto