Postado em 08 novembro 2021

Profissão Designer

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Esse trabalho vai muito além da sua relação com a estética e o profissional de design pode estar presente em muitas áreas de atuação.

Antigamente, se relacionava o designer apenas para solucionar problemas de visual, porém trabalhar com design vai muito além de apenas deixar algo bonito.

Embora sua tradução literal seja desenhar, os atributos de um designer vão além, sendo também responsável por criar e projetar produtos, levando em consideração aspectos como estética e funcionalidade.

Esse profissional utiliza técnicas e metodologias específicas e pode atuar em muitos contextos, inclusive abrangendo diferentes disciplinas e áreas de ensino.

Podendo trabalhar em muitas áreas, existem também diferentes formações possíveis para o profissional. O principal é o curso de Design, que oferece graus de bacharelado e tecnológico.

Sendo uma formação mais genérica, pois não direciona o profissional para áreas mais específicas, para especializações existem cursos de Design de Animação, Design Comercial, Design Industrial, Design de Games, Design de Interiores, Design de Moda, Design Digital, Design Gráfico, Design Visual.

Onde trabalhar?

Em algumas vertentes é possível o trabalho em modelo home office ou então como freelancer, o que dá ao profissional autonomia e flexibilidade para atuar em diferentes empresas.

Os designers gráficos, ou web designers tem espaço em agências de publicidade, editoras, produtoras de audiovisual, emissoras de TV, ou outras áreas relacionadas à comunicação.

Já designers com formação em design de produtos são bem-vindos em fábricas, indústrias e estúdios de design, onde vão colaborar nas áreas de desenvolvimento.

Com as tecnologias, processos e linguagens sempre em desenvolvimento, é preciso que o designer sempre se atualize, para acompanhar o mercado de trabalho, que evolui junto com as mudanças.

Ferramentas utilizadas pelo designer

As ferramentas utilizadas para os trabalhos do designer podem ser gratuitas ou pagas, que normalmente apresentam mais recursos e melhores desempenhos.

Independente da ferramenta, o importante é que o profissional saiba dominar as técnicas para criar melhores conteúdos e diminuir tempo na hora da execução.

Conheça algumas ferramentas para Designers:

Canva – software de design gráfico com verão paga e gratuita, fácil de usar e completamente online.

Adobe Photoshop – provavelmente o programa de edição de imagens mais conhecido e utilizado em todo o mundo.

Adobe Fireworks – ferramenta da Adobe desenvolvida para a criação de layouts para a internet.

Adobe Illustrator – programa de vetores, permite a criação de ilustrações, de layouts, de banners, de cartões, de folhetos e outros diversos produtos.

CorelDRAW – tem como finalidade criar imagens vetoriais. Muito usado para projetos off-line e de impressão.

GIMP – programa utilizado para editar imagens bitmap.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Continue lendo

Show de ofertas

Dá um google!

O mobile presente em nossas vidas

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto