Postado em 28 outubro 2022

Podcast: A moda que veio para ficar

Compartilhar:

Ninguém pode dizer que os brasileiros não aproveitam intensamente cada nova rede social ou ferramenta digital que é lançada! Temos a habilidade de usar esses meios de forma singular, estratégica e criativa.

Uma curiosidade para a maioria: o Brasil ocupa a 5° posição em produção e 3° posição de consumo de podcasts no mundo, ficando atrás da Irlanda e Suécia. Sim! Podemos considerar que somos grandes ouvintes e produtores de conteúdo neste formato!

Bastante parecido com a rádio, a ferramenta ganhou espaço nos corações e plataformas de todos aqueles que amam desfrutar de um tempo de entretenimento, estudo e curiosidades por áudio ou vídeo (isso vai da sua preferência).

Importante reforçar que as pessoas que escutam podcasts são usuários inteiramente conectados a redes sociais, e-mail e apps de mensagens. 97% dos usuários que escutam podcast assinam algum tipo de streaming de música e 81% optam por streaming de vídeo.

Mas o que o Podcast têm que prende a atenção dos usuários?

Acreditamos que sua vasta opção de conteúdo permite ao usuário um período de entretenimento, estudo ou curiosidade sobre temas da sua área de interesse. Com a rotina, muitos não conseguem tempo para realizar cursos, por exemplo, e o podcast na área de educação é um ótimo aliado neste momento.

Atualmente existem diferentes formatos para diferentes gostos, sendo eles:

  • Podcast solo: Este formato pode ser considerado pioneiro no mundo, como o próprio nome sugere, o comunicador está sozinho compartilhando ideias, pensamentos e ensinamentos aos ouvintes.
  • Entrevista: Em sua maioria, este formato contém uma pesquisa e estudo sobre a vida vida ou profissão do convidado. O que faz de todo episódio uma experiência para o ouvinte.
  • Mesacast: Aqui o host conta com a participação de um ou mais convidados, o que traz maior dinamismo ao episódio gravado.
  • Multi-host: Este formato de podcast é realizado por duas ou mais pessoas e também é um formato bastante popular e aceito pelos ouvintes. No multi-host, os episódios costumam ser mais longos e com maior variedade de assuntos e discussões.

Basta escolher o formato e buscar especialistas no assunto.

Inclusive, uma notícia bastante relevante para aqueles que preferem consumir este tipo de conteúdo em formato de vídeo, o YouTube recentemente criou uma página para reunir programas e canais mais populares. Trazendo entrevistas e quadros com figuras importantes. Clique aqui para ficar por dentro dessa novidade.

Hoje trouxemos algumas sugestões dos podcasts líderes de audiência e conteúdos interessantes para você ouvir.

Melhores Podcasts de 2022

  • Nerdcast: O programa aborda diferentes temas, como história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, empreendedorismo, educação e RPG.
  • ESPN no Mundo: Na pauta estão análise e debate dos principais acontecimentos do futebol, principais ligas europeias e os jogadores brasileiros que são destaque pelo mundo.
  • Bom Dia, Obvious: Nas pautas costumam estar temas como saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, relacionamentos e outros.
  • O Assunto: O projeto reúne especialistas para debater temas relevantes dos noticiários brasileiros.

E ainda existe uma sugestão de sucesso popular baseado em uma investigação que aconteceu em São Paulo, no Higienópolis. Confira abaixo!

A Mulher da Casa Abandonada

Trata-se de um podcast narrativo da Folha que investiga a história de vida de uma figura misteriosa. Uma mulher que mora em uma mansão em pandarecos em Higienópolis, um dos bairros mais ricos de São Paulo, e se apresenta como Mari. Mas Mari não é quem diz ser.

É o que descobre o repórter Chico Felitti, em uma apuração de seis meses que passa por uma praça de São Paulo, por um subúrbio de Washington e por uma empresa que faz foguetes e satélites para a Nasa. Por trás do nome inventado e de uma camada de pomada branca que passa na cara, Mari esconde a acusação de ter cometido nos Estados Unidos, vinte anos atrás, um crime hediondo. Essa pessoa escapou de um julgamento nos EUA e do FBI, e tem sua história contada pela primeira vez.

Este podcast é uma reportagem que se baseou em registros de um caso de notório interesse público, procurou ouvir todos os envolvidos e deu espaço às versões dos que se manifestaram. Esta série não é uma investigação policial nem um processo judicial. A Folha condena qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas aqui.

A série conta com 9 episódios, de aproximadamente 50 minutos cada. Ficou interessado(a)? Então clique aqui.

Você é adepto a nova ferramenta?

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto