Postado em 19 abril 2023

Pesquisa por Voz: Uma tendência que promete crescer em 2023 

Compartilhar:

Otimização de tempo, facilidade e agilidade, esses são um dos principais benefícios da Pesquisa por Voz. 

Será que você já notou a quantidade de atualizações para navegação unicamente por voz em celulares, computadores e demais aparelhos eletrônicos?

pesquisa por voz no celular

Essa ferramenta tecnológica veio para facilitar o acesso e o desfrute de músicas, vídeos, entre outros elementos que a audiência necessita. Além disso, ela está mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas no ambiente digital.

O novo método de pesquisa permite que os usuários interajam naturalmente com seus dispositivos, a fim de receber respostas para suas perguntas e que esses mecanismos atendam às suas necessidades. 

Quer um exemplo? A Alexa, dispositivo com assistente virtual produzido pela Amazon, ou a Siri, da Apple. 

Google Voice Search 

De acordo com informações levantadas pelo próprio Google, 27% dos usuários já utilizavam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis e em 2021, por exemplo, o relatório State of Search Brasil mostrou que 42% dos usuários de dispositivos mobile já mesclavam a pesquisa por texto e a função de busca por voz. No entanto, com a popularização das assistentes de voz, esse número cresce a cada dia.

Principais diferenças entre pesquisa por voz e pesquisa tradicional 

Na prática, ambas funcionalidades tem como objetivo auxiliar o usuário e as estratégias aplicadas a elas tem como propósito facilitar e melhorar essa experiência. Entretanto, como as pesquisas são realizadas de formas diferentes, os resultados obtidos e a jornada da audiência também tendem a ser distintos.  

Confira abaixo algumas das principais diferenças: 

Pesquisa por voz

A pesquisa de voz é realizada a partir de interações naturais, próximas à linguagem interativa utilizada em nosso dia a dia. 

A função também contribui para a inclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência, utilizando assistentes de voz para garantir a acessibilidade.

Podemos destacar três benefícios que a Pesquisa de Voz promove: 

  • acessibilidade digital;
  • uso de recursos de reconhecimento de voz;
  • tendência de uso de palavras-chaves de cauda longa nas buscas.

Pesquisa tradicional

Já a pesquisa tradicional, apresenta alguns aspectos diferentes. 

Neste método, o user precisa ter um dispositivo em mãos para digitar palavras relacionadas ao assunto desejado e, a partir disso, obter os resultados indicados pelos algoritmos do buscador. 

Suas principais características são: 

  • buscas realizadas por texto;
  • comandos ativados por cliques, teclas e telas;
  • pesquisas por texto tendem a usar termos mais curtos.

Para finalizar, queremos destacar uma característica importante da Pesquisa de Voz que oferece um rico benefício aos portadores de deficiência visual: Acessibilidade. 

Com a frequência em que usamos o ambiente virtual, as adaptações nas infraestruturas digitais tornaram-se tão importantes quanto nas físicas, por isso essas ações de inclusão social precisam ir além do mundo físico e se tornarem cada vez mais presentes. 

E você, o que acha dessa ferramenta?

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto