Será que você já notou a quantidade de atualizações para navegação unicamente por voz em celulares, computadores e demais aparelhos eletrônicos?
Essa ferramenta tecnológica veio para facilitar o acesso e o desfrute de músicas, vídeos, entre outros elementos que a audiência necessita. Além disso, ela está mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas no ambiente digital.
O novo método de pesquisa permite que os usuários interajam naturalmente com seus dispositivos, a fim de receber respostas para suas perguntas e que esses mecanismos atendam às suas necessidades.
Quer um exemplo? A Alexa, dispositivo com assistente virtual produzido pela Amazon, ou a Siri, da Apple.
De acordo com informações levantadas pelo próprio Google, 27% dos usuários já utilizavam a pesquisa por voz em seus dispositivos móveis e em 2021, por exemplo, o relatório State of Search Brasil mostrou que 42% dos usuários de dispositivos mobile já mesclavam a pesquisa por texto e a função de busca por voz. No entanto, com a popularização das assistentes de voz, esse número cresce a cada dia.
Na prática, ambas funcionalidades tem como objetivo auxiliar o usuário e as estratégias aplicadas a elas tem como propósito facilitar e melhorar essa experiência. Entretanto, como as pesquisas são realizadas de formas diferentes, os resultados obtidos e a jornada da audiência também tendem a ser distintos.
Confira abaixo algumas das principais diferenças:
A pesquisa de voz é realizada a partir de interações naturais, próximas à linguagem interativa utilizada em nosso dia a dia.
A função também contribui para a inclusão de pessoas portadoras de alguma deficiência, utilizando assistentes de voz para garantir a acessibilidade.
Podemos destacar três benefícios que a Pesquisa de Voz promove:
Já a pesquisa tradicional, apresenta alguns aspectos diferentes.
Neste método, o user precisa ter um dispositivo em mãos para digitar palavras relacionadas ao assunto desejado e, a partir disso, obter os resultados indicados pelos algoritmos do buscador.
Suas principais características são:
Para finalizar, queremos destacar uma característica importante da Pesquisa de Voz que oferece um rico benefício aos portadores de deficiência visual: Acessibilidade.
Com a frequência em que usamos o ambiente virtual, as adaptações nas infraestruturas digitais tornaram-se tão importantes quanto nas físicas, por isso essas ações de inclusão social precisam ir além do mundo físico e se tornarem cada vez mais presentes.
E você, o que acha dessa ferramenta?
Se você precisa de um atendimento personalizado, quer apresentar em mais detalhes o seu projeto, sanar alguma dúvida ou só bater um papo.
Atendimento de segunda à sexta das 8h às 18h
São Paulo
R. São Benedito, 1474
Santo Amaro
Araraquara
R. Padre Duarte, 3665
Santa Angelina