O movimento Outubro Rosa começou nos anos 90 nos Estados Unidos e se transformou em uma causa com visibilidade mundial. Tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção através do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Estudos mostram que os índices de cura chegam a 95% com a descoberta precoce, o que torna o movimento tão necessário.
Empresas e marcas há anos já incluem o Outubro Rosa em seu calendário, realizando campanhas com mensagens, homenagens, peças de marketing, que colaboram com o crescimento do movimento.
Grandes monumentos são iluminados pela cor rosa durante o mês de outubro. No Brasil, o primeiro a ser iluminado foi o Obelisco do Ibirapuera, em 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres envolvidas na causa, com o apoio de uma marca de maquiagens.
Durante o mês de outubro os termos “câncer de mama”, “outubro rosa”, “autoexame” crescem nas pesquisas, o que mostra que as pessoas estão se informando e buscando sobre o tema, um reflexo positivo das campanhas.
O engajamento no marketing digital criado pelas marcas pode ajudar informando quem ainda tem dificuldade em buscar diagnóstico e a manter a prevenção como rotina em suas vidas.
Em 2020 a marca Umbro fez uma versões cor de rosa para as camisas de seus times patrocinados. Parte do valor arrecadado era destinado à FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).
Pensando na autoestima das mulheres, a Marisa criou um sutiã para mulheres mastectomizadas que usam prótese móvel.
A página conta ainda a história de mulheres que enfrentaram o câncer como garotas propaganda da campanha. O “Sutiã Recomeço” é vendido pelo site da Marisa.
Um time de futebol americano de Rio Grande do Norte, o Natal Scorpions fez uma campanha com seus jogadores realizando o autoexame. Ela ajuda a conscientizar também os homens sobre a importância do movimento Outubro Rosa.
É importante lembrar que homens também podem ter câncer de mama, ainda que a quantidade de glândulas mamárias e hormônios sejam menores.
Se você precisa de um atendimento personalizado, quer apresentar em mais detalhes o seu projeto, sanar alguma dúvida ou só bater um papo.
Atendimento de segunda à sexta das 8h às 18h
São Paulo
R. São Benedito, 1474
Santo Amaro
Araraquara
R. Padre Duarte, 3665
Santa Angelina