Um exemplo disso, é a Apple, que promove inovação através de produtos de qualidade. O seu propósito (WHY) era revolucionar a forma como as pessoas se comunicavam. Como? (HOW) Através da inovação e tecnologia.
Não é preciso de muitas provas para que você veja o império que a famosa maçã levantou, não é mesmo?
Esse é o poder de alinhar a sua razão e a maneira como vai transmitir a ideia original.
A seguir, iremos compartilhar algumas chaves sobre o conceito do Golden Circle, desenvolvido por Simon Sinek.
Continue a leitura!
Em português, o Círculo de Ouro é uma metodologia criada pelo britânico Simon Sinek, que auxilia líderes e marcas a gerarem impacto por meio do seu propósito.
Esse conceito impulsiona líderes a pensarem, agirem e a se comunicarem de dentro para fora. A ideia é extrair a essência do “porquê” da empresa e transmitir de maneira única, trazendo um diferencial para o mercado.
No livro de Simon Sinek “Start with why: How Great Leaders Inspire Everyone to Fale Action“, traduzindo literalmente, Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, você pode entender melhor sobre essa fantástica ideia.
O Golden Circle, em formato de alvo, indica do centro para fora as seguintes camadas: por quê, como e o quê. No livro, O Círculo de Ouro, Simon Sinek mostra que muitas pessoas e empresas sabem o quê fazem, como fazem, mas poucas sabem o porquê fazem.
Antes de continuarmos, conheça cada uma dessas esferas:
Na camada central do Círculo de Ouro, Simon Sinek deixou o por quê, que nada mais é que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa ou empreendimento. Trata-se da razão de existir de algo, aquilo que move todas as ações.
Quando uma empresa sabe o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva, pelo caminho certo. Esse é o ponto de partida do Golden Circle.
Na camada intermediária do Círculo de Ouro são determinadas as estratégias para se chegar ao sucesso através do propósito já determinado no por quê.
Para o mundo dos negócios poderíamos dizer que aqui é onde se cria o plano de ação de uma empresa, com base nas crenças e valores, que serviram para nortear o caminho para o sucesso.
A camada externa do Golden Circle, é onde se define o que se faz ou vende. É nesse ponto da jornada que uma empresa pode expandir seus serviços.
É a etapa mais simples do todo o processo, afinal, o mais importante nessa metodologia não é o quê, mas sim o porquê.
Já demos o exemplo de uma das maiores marcas do mercado atualmente, mas que tal apresentarmos a importância de estabelecer bem o seu “why” e torná-lo evidente através do “how”?
Conheça outras duas empresas que utilizam dessa metodologia:
Simplesmente incrível, não é?
Agora queremos saber: O seu “WHY” tem conversado com o seu “HOW”?
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