Postado em 19 julho 2021

O efeito tiktok

Com vídeos curtos de danças, filtros engraçados e dicas, além da possibilidade de ganhar dinheiro utilizando o aplicativo, o TikTok vem crescendo cada vez mais e ganhando concorrentes.

Com certeza durante a pandemia você tem passado algum tempo do seu dia vendo os vídeos do TikTok. Febre entre os jovens, a plataforma tem ganhado mais e mais seguidores também de outras idades.

A rede social do momento começou com vídeos curtos de 15 a 60 segundos de duração, e agora aumentará seu limite para 3 minutos, com edições de situações engraçadas já viralizadas ou músicas famosas. Você ainda pode compartilhar em outras redes, curtir e interagir com outros perfis.

Uma história curta, mas de sucesso

Para quem não sabe, o TikTok foi lançado na China no 2º semestre de 2016 com o nome Douyin e logo virou febre por lá, sendo até hoje uma das redes sociais mais populares e consumida pelo público chinês.

A expansão para o restante do mundo teve início em 2017 com o lançamento do TikTok (com as mesmas funções do Douyin), mas sem os filtros exigidos pela censura governamental chinesa, dessa forma ele poderia funcionar em outros países.

No final de 2017 a startup criadora do TikTok adquiriu uma outra empresa, chamada Musical.ly, que era similar em ascendência popularmente entre os jovens americanos. Logo esses dois Apps foram unificados e o TikTok ganhou escala mundial, sendo um dos aplicativos mais baixados em todo o mundo.

As concorrências

É inegável que a pandemia da Covid-19 ajudou ao aumento do sucesso do TikTok. Muitos criadores de conteúdo passaram a utilizar a plataforma e ganharam notoriedade com seus vídeos.

Vários influencers digitais, que ganharam sua fama em plataformas como Instagram, Youtube e Twitter, entraram na onda do TikTok e já possuem seus perfis com milhares e milhares de seguidores.

Embasado nesse sucesso, o Instagram criou a ferramenta Reels, com recursos muito parecidos ao TikTok. A rede vem cada vez mais preferindo os vídeos como conteúdo de entretenimento.

Outro aplicativo que vem surgindo como um forte concorrente é, o também chinês, Kwai. Com estrutura muito semelhante, oferecendo facilidade na edição dos vídeos, esse aplicativo se diferencia do TikTok na distribuição de conteúdo pelos algoritmos.

Enquanto o TikTok recomenda em sua aba “Para Você” (ou “For You”), vídeos de perfis mais populares, o Kwai costuma recomendar conteúdos mais bem produzidos.

Outro fator do sucesso desses aplicativos são as maneiras que os usuários podem ganhar dinheiro através da plataforma.

Acessar e ganhar

Com a crise financeira que assolou o mundo por causa da pandemia, esses aplicativos se tornaram uma opção de conseguir uma renda extra. O que você precisa? Muitas vezes apenas entrar no aplicativo diariamente.

Sendo um usuário comum ou um criador de conteúdo, existem diferentes formas de conseguir monetizar o uso do TikTok e Kwai.

Através de Remuneração por Audiência, o usuário converte as visualizações dos vídeos da plataforma em dinheiro. Os produtores de conteúdo que alimentam a plataforma e divulgam em outras redes também recebem benefícios.

A mediação normalmente é feita através de agências e os valores podem variar com a quantidade de seguidores do influencer.

Outra forma de ganhar dinheiro é pelos presentes em Lives. Durante a transmissão ao vivo os seguidores podem enviar moedas virtuais para os produtores de conteúdo.

Com os Códigos de Cadastro, os usuários ganham um link de convite, que deve ser enviado para novos potenciais participantes. A cada inscrição convertida, um valor é acumulado.

Quanto mais se consome dentro dos aplicativos, mais dinheiro pode arrecadas. Com as Remunerações por Visualização, o usuário vai acumulando valores conforme assiste os vídeos.

Os pagamentos vão acumulando e quando atingir um valor mínimo é possível resgatar através de PIX ou transferência bancária.

O Kwai costuma realizar períodos promocionais e tarefas determinadas com valores mais atrativos dos convencionais, que normalmente começam com R$ 0,20.

Novos recursos e sons são adicionados com frequência e sempre surgem tendências de vídeos, reproduzidos por milhares de usuários.

E aí, já pensou em ser mais um TikToker?

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto