Postado em 02 fevereiro 2022

O ano do tigre

Compartilhar:

O ano novo lunar é um dos feriados mais importantes na Ásia, comemorado pelos chineses e outros povos asiáticos. Em 2022 eles celebram a chegada do ano do tigre, e pelo terceiro ano seguido, as comemorações foram limitadas pela pandemia de Covid-19.

O Ano Novo Lunar, uma das maiores comemorações asiáticas, é a passagem do ano para diversos países do Oriente.

A celebração não tem data fixa em nosso calendário, o gregoriano, e em 2022 o dia do novo ano foi 1 de fevereiro.

Durante duas semanas acontecem festas, casas são decoradas com a cor vermelha em busca de boa sorte e crianças recebem quantias de dinheiro, o famoso “bom princípio de ano novo”.

O feriado, desde os anos 1990, também deixa a população longe do trabalho, o que, segundo o Ministério do Comércio chinês, movimenta certa de R$ 700 bilhões em compras e refeições durante o período de festas.

A data é uma oportunidade para viagens e comemorações, porém, pelo terceiro ano consecutivo, foram afetadas pela pandemia de covid-19.

Mesmo com 85% da população vacinada, as festas chinesas serão reduzidas pela disseminação da variante ômicron.

Às vésperas das Olimpíadas de Inverno, a China aumentou as medidas de segurança, denominada Covid-zero, com restrições mais severas.

Ano do Tigre

O zodíaco chinês possui 12 animais e cada um deles rege durante um ano. 2022 será regido pelo tigre, terceiro animal do zodíaco.

Ele simboliza vigor, ambição, ousadia, coragem, entusiasmo, generosidade, autoconfiança, com senso de justiça e comprometimento na ajuda por um bem maior.

Marcas e empresas também aproveitam as festividades e criam conteúdos especiais e produtos inspirados no ano novo, com imagens de tigre e as cores tradicionais das festas orientais.

Doodle especial

O google criou um doodle especial para a comemoração do Ano novo lunar.

A ilustração comemorativa mostrava a imagem de um tigre cercado por elementos da cultura oriental.

A imagem levava o usuário para uma página com resultados de busca sobre o Ano novo chinês, com efeitos de fogos de artifício que formavam imagens de tigres.

Tigre Go

O jogo Pokemon Go também entrou nas comemorações e do dia 01 até 07 de fevereiro terá dois desafios temporários para celebrar o ano novo lunar.

As recompensas dão a chance de capturar Litle e Espurr, inclusive e, versões brilhantes.

Moda Lunar

Com forte presença da cor vermelha, estampas gráficas, e claro, imagens de tigre, a marca Burberry criou uma coleção inspirada no Ano novo lunar.

A marca descreve a campanha como a representação de alegria e boa sorte, dando boas-vindas ao ano do tigre, com criatividade e confiança.

Continue lendo

Se chegou até você, é porque viralizou. Qual história por detrás do meme?

Nem só de Geração Z e Millennials a sociedade está dividida, sabia?

A experiência do cliente e o impacto na sua marca

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto