Postado em 11 janeiro 2022

Meu escritório é na praia…

Essa tendência é a evolução do home office, que ganhou força principalmente durante o período mais crítico de isolamento social. Nesse sistema qualquer lugar pode virar seu ambiente de trabalho.

Com o início da pandemia de Covid-19 muitas empresas viram a necessidade de implementar o home office como principal sistema de trabalho, devido à necessidade de distanciamento.

Isso apenas acelerou um processo que já existia e intensificou a necessidade de flexibilidade e de um formato de trabalho a distância.

O espaço físico de trabalho passou a ser uma questão secundária. Os profissionais viram a necessidade de estar mais à vontade para executar suas atividades de maneira mais confortável e assim se tornar mais produtivo.

Com a internet e o avanço das ferramentas tecnológicas as pessoas puderam realizar atividades nos mais diversos lugares. A casa é apenas mais um local que pode fazer parte do anywhere office.

O que o profissional necessita?

Seja em uma cafeteria, em um coworking, no home office ou no próprio escritório da empresa, o anywhere office é um modelo de trabalho inovador onde qualquer lugar pode servir para trabalhar.

É necessário apenas que o espaço seja confortável para a pessoa trabalhar em um dispositivo, que pode ser notebook ou celular, e uma internet de qualidade que permita a conexão com os colegas de trabalho.

Não importa se o profissional esteja em outro país. Desde que ele tenha os recursos necessários e suas atividades possam ser feitas a distância, qualquer local pode se tornar um escritório.

Onde trabalhar?

Na prática, o anywhere office é um modelo de trabalho que permite as pessoas realizem suas atividades de qualquer lugar.

Em casa, espaço de coworking, no escritório, cafés, bibliotecas, podem virar um local de trabalho em potencial.

O home office é apenas uma das mobilidades desse trabalho remoto. Como nem todas as casas possuem uma estrutura adequada para o trabalho e sofrem por questões de barulho, os profissionais buscaram outras alternativas.

Com isso os coworkings ganharam cada vez mais adeptos. Desde profissionais autônomos, até equipes de trabalho e colaboradores em trânsito, buscaram nesses espaços um local confortável para realizar suas tarefas.

Uma busca por flexibilidade transformou outros locais em possíveis ambientes de trabalho e pontos de encontros para reuniões de negócio.

Os cafés são, muitas vezes, os escolhidos para quem não tem necessidade de um ambiente silencioso e deseja trabalhar em locais diferentes, ou quer um espaço menos formal para fechar possíveis negócios.

Quais as vantagens?

Adotar um sistema híbrido de trabalho pode trazer vantagens tanto para as empresas quanto para os trabalhadores.

Quando é adotada essa modalidade de trabalho, a empresa pode buscar profissionais de diferentes locais, permitindo que diferentes perfis façam parte do quadro de trabalhadores.

Os profissionais que tem a possibilidade e optam por trabalhar de casa, de um coworking ou podem escolher ir ao escritório em dias alternados, têm redução no tempo de deslocamento até o trabalho, o que pode colaborar com o nível de estresse desse trabalhador.

Diminuindo os fatores que podem gerar desinteresse e conflitos tornam a equipe mais produtiva e engajada.

Arcar com um local para abrigar seus funcionários envolve contas de água, luz, internet, telefone. Os custos das empresas com infraestrutura, materiais e outras necessidades de um espaço físico são reduzidos nesse sistema de trabalho remoto.

E os desafios?

Por não ter um local e horário definidos, os profissionais precisam ter a disciplina correta para não fazer com que o trabalho remoto deixe a desejar no desemprenho de suas tarefas.

Os gestores precisam estar atentos aos processos e investir em tecnologias que facilitem e aproximem a relação com as equipes, mesmo que fisicamente distantes.

Esses líderes podem orientar, indicar e oferecer softwares de produtividade e de vídeo chamadas para manter os profissionais motivados e em contato, para que o trabalho continue sendo realizado, independentemente de onde estiverem.

Continue lendo

Se chegou até você, é porque viralizou. Qual história por detrás do meme?

Nem só de Geração Z e Millennials a sociedade está dividida, sabia?

A experiência do cliente e o impacto na sua marca

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto