Algumas pessoas simplesmente enraizaram a ideia de que marketing, publicidade e propaganda são a mesma coisa. Quando, na verdade, seus conceitos são semelhantes, com funções totalmente distintas.
No artigo de hoje, explicaremos de forma prática e simples o conceito individual de cada área e como a interligação delas pavimentam a venda de produtos, marcas e evidenciam o seu negócio.
Ficou interessado? Então continue com a gente e confira esse material.
Boa leitura!
De forma geral: O marketing desenvolve as estratégias, a publicidade apresenta os benefícios e a propaganda auxilia na divulgação da mensagem de forma organizada e estruturada.
É a essência!
O seu objetivo é criar, comunicar, entregar e apresentar ofertas de valor para os consumidores, parceiros e clientes. Vai além de uma boa estratégia de venda, o marketing analisa o comportamento do consumidor, busca entender a mudança do mercado e elabora maneiras para que a empresa se adapte às situações financeiras, culturais, sociais e psicológicas da sociedade.
Em resumo, o marketing lê o mercado, entende como o consumidor caminha e agrega valor à sua marca e produtos de forma objetiva.
Aqui é aplicada os meios de divulgação. Envolve criatividade, estratégia e bons roteiros.
O seu propósito é influenciar o público-alvo a adquirir seus produtos, de forma que o consumidor desenvolva não apenas um interesse, mas sinta a necessidade de comprar o que a sua marca oferece.
Além disso, o principal desafio da publicidade é gerar esse desejo no público de compartilhar e divulgar o seu produto de maneira orgânica, espontaneamente.
Acabamos de falar em divulgação orgânica, lembra? No entanto, é possível um maior número de alcance através de ações criadas. Para isso existe a propaganda. Quando são criadas ações (pagas), a fim de gerar condições para que as pessoas conheçam os produtos e serviços oferecidos pela sua marca.
A propaganda estimula o público a aderir suas soluções e contribuir para o reconhecimento da marca.
Como falamos, é nessa fase que as estratégias são criadas. Elas surgem a partir de pesquisas, definição de personas e todo o conceito que servirá de base para uma campanha ou produto.
Esses estudos irão auxiliar na definição de ações mais assertivas. A combinação de:
A publicidade pode acontecer por meio de assessorias, marketing (boca a boca), mensagens publicadas em blogs, eventos e, na era digital, através de influencers e criadores de conteúdos com um bom posicionamento nas plataformas.
Seu objetivo é comercial, transitando em diferentes plataformas e maneiras de divulgar aquele produto ou negócio. Seja por panfletagens, até comerciais de televisão e canais de comunicação.
Uma dúvida que cerca muitos setores de comunicação é quando uma crise financeira chega, qual das áreas é preciso abrir mão, e nossa sugestão é: saiba trabalhar com o que você tem em mãos.
Uma coisa é certa, você só consegue um bom posicionamento de marca, quando essas três fases estão muito bem fundamentadas. Caso contrário, o seu produto pode não receber um destaque à altura e nem espaço no coração dos consumidores.
E aí, ficou mais claro sobre a diferença e importância de cada área?
Entre em contato conosco para sanar todas as suas dúvidas:
WhatsApp: (+55) 11 3042-4650
Instagram: @qrcomunicacao
Se você precisa de um atendimento personalizado, quer apresentar em mais detalhes o seu projeto, sanar alguma dúvida ou só bater um papo.
Atendimento de segunda à sexta das 8h às 18h
São Paulo
R. São Benedito, 1474
Santo Amaro
Araraquara
R. Padre Duarte, 3665
Santa Angelina