A sua loja de bonés envia ao seu público um e-mail informando-o para que fiquem de olho na sua caixa de entrada, para não perder o catálogo da nova coleção. O catálogo leva os compradores tanto para a loja física, quanto ao seu site de e-commerce. Além disso, disponibiliza um cupom de desconto em uma unidade do produto.
Existe uma maneira melhor de atrair o cliente e promover uma experiência marcante?
Esse é o Marketing Omnicanal, ele cria uma experiência de compra coesa e integrada nos pontos de contato de venda de uma marca, incluindo lojas físicas, dispositivos móveis, eventos e lojas on-line, a partir de dados e análises. Sua dinâmica permite adotar uma abordagem centrada e eficaz, onde é possível acompanhar toda a jornada de compra de um potencial comprador, digitalmente e fisicamente, melhorando a sua experiência e mantendo a presença da sua marca.
A estratégia pode ser aproveitada por diversos segmentos, visto que as pessoas estão dispostas a trocar informações a fim de receber conteúdo exclusivo e ter uma experiência personalizada.
Confira as características do marketing omnicanal:
O storytelling compartilhado no início deste artigo é um exemplo dessa estratégia em ação. Aconselhamos que volte ao topo e leia novamente, encontrando e pontuando cada uma dessas características no exemplo dado.
Conseguiu identificar?
Antes de criar uma estratégia, tenha uma base sólida e uma abordagem atrativa. Lembre-se que os canais precisam trabalhar juntos, no mesmo ritmo. Vamos as principais etapas para a criação da sua abordagem:
1. PESQUISA E COLETA DE INSIGHTS
Fazer com o cliente se sinta de fato importante para a marca e entender como funciona a sua metodologia de compra, requer pesquisas profundas e pontuais. Por isso, se empenhe em conhecê-lo.
Já experimentou se passar por cliente nos seus canais de compra? É bem provável que você entenda melhor a experiência do seu potencial comprador ao navegar pelo site, comprar um produto, entrar no chat disponível na plataforma e por aí vai. Depois disso, coloque na ponta do lápis sobre a sua experiência e perceba se existe alguma falha neste processo.
Solicite feedbacks aos consumidores, o ponto de partida para uma nova estratégia de sucesso parte desse compartilhamento. Afinal, é ali que você vai entender a dor do cliente e agir em prol disso.
Para finalizar este primeiro ponto, faça reuniões com as pessoas responsáveis por cada departamento. Seja o profissional contratado para responder e-mails, ou o head de operação. Obtendo a perspectiva de cada um, você chegará a soluções favoráveis.
2. ANALISE OS DADOS
Lembre-se, você está criando essa estratégia para estabelecer um vínculo e relacionamento com o cliente, o foco é ele e não a sua marca.
Após aplicar a dinâmica, observe como os consumidores têm reagido. Algo mudou? Algum feedback? Esteja atento!
3. PERSONALIZAÇÃO E DIRECIONAMENTO
Agora que você entendeu como o seu público-alvo funciona, experimente formas criativas e textuais para apresentar suas ofertas e promoções.
Você pode aplicar a mesma oferta, em diferentes formatos e ideias. Veja qual delas os consumidores respondem melhor e então refina.
Chegamos ao fim deste breve artigo sobre o Marketing Omnicanal. A ideia era apresentar brevemente sobre a ferramenta e como ela pode te auxiliar em uma jornada leve e leal com o seu cliente.
Que tal aproveitar e colocá-la em ação?
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