Postado em 10 março 2023

Gestão de Marketing: o que é e qual o seu impacto nas marcas

Compartilhar:

Acreditamos que a maioria enxerga o marketing como um meio para divulgar um produto, fazer publicidade ou ter uma página para compartilhar novidades. 

Seria tão bom e simples se fosse apenas isso! hehe 

Na verdade, a gestão de marketing vai muito além, ela garante que toda ação tenha uma estratégia por trás. É como se você fosse realizar uma trilha e já tenha planejado cada passo – pensando nos obstáculos e todo caminho a ser percorrido. 

No marketing, planejamento, objetivos, indicadores, processos e metodologias entram em cena para organizar a área e gerar mais resultados para a empresa. 

O que é gestão de marketing?

De forma resumida, são as atividades de gerenciamento de processos, time e estratégias de marketing com o objetivo de gerar valor para o mercado e atingir metas organizacionais.

No livro Administração de Marketing, de Philip Kotler, o autor se refere a gestão de marketing como arte e a ciência de definir mercados alvos, satisfação de necessidades e construção de uma relação lucrativa, por meio de processos de análise, planejamento, implementação e controle. 

Um ponto interessante, é que esses processos, fazem parte de qualquer tipo de gestão empresarial, financeira ou pessoal. O que as diferencia, é a forma como são aplicados ao marketing. 

Para facilitar e otimizar tudo o que envolve a gestão de marketing, trouxemos as 5 principais tarefas para uma gestão eficiente. Vamos lá? 

As 5 principais tarefas para uma gestão eficiente 

1. Pesquisa de mercado

Nessa fase, a pesquisa e levantamento de dados e informações é fundamental. Lembra dos KPI’s? Já falamos sobre esses indicadores por aqui. Mas se ainda não viu, clique aqui.

Entender como o mercado onde está a sua empresa funciona, é essencial. Analisar o segmento, concorrentes e os fatores internos e externos que podem influenciar no seu negócio é determinante para desenvolver as ações de marketing e estar preparado para enfrentar as surpresas e aproveitar futuras oportunidades

Quem são eles? Como falam? Como entregam? 

2. Percepção do público-alvo 

Já reparou que nem sempre o público-alvo de um negócio é tão óbvio quanto ele parece ser? 

Por essa razão, estudar e determinar exatamente o perfil do seu target (público-alvo) é fundamental para traçar o plano de marketing de uma empresa, quando isso não é feito, você poderá falar com pessoas que não se interessam pelo que você tem a oferecer ou que não trarão o retorno planejado e esperado.

E como compreender esse público? Traçando os perfis interessados em consumir os produtos e serviços da sua empresa com base em dados reais. 

3. Definição de objetivos e metas

Onde estamos e para onde vamos? 

Quem nunca ouviu a frase: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Esse pensamento também é válido na estruturação do plano de marketing de uma empresa.

A estratégia é o ponto central de uma gestão. Você precisa saber qual é o estado atual do seu negócio e definir os próximos passos de maneira mais assertiva.

4. Estratégias e ações do plano 

Aqui é o lugar onde você precisa determinar os meios necessários para alcançar os objetivos e metas determinadas no ponto anterior, mantendo sempre em mente o seu público-alvo e o período de mercado que o seu negócio está vivendo.

Nessa fase, você deve unir todas as informações que obteve com as pesquisas e avaliações necessárias para a elaboração do plano de marketing e transformá-los em ações concretas e que trarão resultados para a sua empresa.

5. Estabeleça um cronograma

Esse é o start na ação da sua estratégia. Agora é o momento de colocar em prática todo o plano criado. 

Para isso, você precisa eleger o time que ficará responsável por cada etapa, por implementar as ações do plano e apresentar um cronograma de execução preciso e objetivo. Dessa forma, cada um saberá exatamente a sua função e você conseguirá monitorar e avaliar os resultados mais de perto.

Agora ficou muito mais fácil entender o que é uma gestão bem estruturada, não é? 

Lembramos que a QR atende contas de diversos segmentos, sempre visando o seu crescimento. Entre em contato conosco!

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto