Postado em 14 março 2023

Gatilhos Mentais e o seu impacto no mercado de vendas

Quem nunca foi capturado a adquirir um produto devido a um gatilho gerado pela marca? 

“Aproveite o dia, ganhe a semana!”, “Leve 4, pague 3!”, “Semana do Consumidor – Descontos de 50%”.

Frases como essas automaticamente chamam a atenção do potencial cliente, ainda mais quando seguidas de uma ação exclusiva, como brindes e frete grátis, por exemplo.

Estamos vivendo a semana do consumidor, e hoje viemos trazer alguns gatilhos mentais que podem ser aplicados de diversas formas com o objetivo de gerar anseio no público. Quer conhecer alguns deles? 

Então continue a leitura e fique por dentro! 

1. Prazer e Dor 

Quem não evita a dor e busca prazer para enfrentar o dia a dia? 

O ser humano ama a sensação de prazer quando se é recompensado por algum esforço. Por essa razão, tomamos decisões conscientes e inconscientes para alcançá-la. 

Como usar isso no marketing? O propósito aqui é mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Mas para isso acontecer, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro. 

2. Amor e Conexão 

Todos nos sentimentos preenchidos ao saber que um sentimento é recíproco, certo? 

O amor é uma construção cotidiana, que demanda tempo, vontade e intencionalidade. Essa construção gera conexão, um fator muito importante em qualquer relação, entre elas, a de uma marca com o seu público. 

3. Escassez

Já reparou que quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, logo elas correm para não perder a chance de adquirir tal produto? 

Podemos facilmente relacionar essa atitude a um instinto de sobrevivência: precisamos garantir os itens básicos para sobreviver antes que eles acabem. 

Um exemplo desse gatilho, é o comportamento da população no início da pandemia do coronavírus, quando as pessoas compraram pilhas de papel higiênico, porque havia uma percepção de que esse produto poderia faltar nos próximos meses seguintes. 

No marketing e vendas, usamos esse gatilho para estimular as pessoas a decidirem por uma compra. Dizer que há poucas unidades em estoque, que as vagas são limitadas ou que um bônus será dado apenas para os primeiros clientes desperta, instantaneamente, uma ação. 

Estes são os três principais gatilhos usados para alavancar as vendas de uma marca e empresa. Você já utilizou alguma delas? 

Que tal aproveitar a semana do consumidor e colocá-las em prática?

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