Postado em 02 setembro 2021

Eventos virtuais: garantia de permanência pós-pandemia.

Para enfrentar as barreiras do isolamento durante a pandemia muitos eventos migraram para o ambiente virtual. As vantagens para produtores e público farão com que essa tendência permaneça pós período pandêmico.

Março de 2020, a pandemia de Covid-19 desencadeou uma série de medidas de proteção para tentar diminuir a transmissão do vírus. Eventos de todos os portes precisaram ser adiados ou cancelados para evitar aglomerações. Pesquisas mostraram que, em abril desse mesmo ano, 98% dos eventos estavam parados.

Sem previsão da retomada presencial, esse setor responsável por gerar empregos, ser oportunidade de networking e criação de novos negócios, precisou se reconstruir e reinventar uma nova maneira de continuar relevante. A tecnologia foi a grande aliada dos produtores e trouxe novas alternativas para todos os tipos de eventos, que migraram para o mundo virtual.

Uma transformação digital já acontecia e a sociedade estava se acostumando com ferramentas tecnológicas e novas formas de interação. Com o isolamento social e a necessidade de continuar as atividades profissionais, as plataformas virtuais tornaram-se alternativas viáveis para minimizar o impacto gerado pela pandemia. Essa necessidade de reinventar-se no virtual levou às empresas de tecnologia a crescerem até 400% em transmissões ao vivo.

Os eventos virtuais começaram a surgir em diferentes segmentos como congressos, festivais, eventos educativos, peças teatrais, shows, que ganharam força e o setor voltou a movimentar a economia. Eles continuaram acontecendo no ano de 2021, e devem permanecer no período pós-pandemia, dividindo o espaço com eventos híbridos e presenciais.

Os produtores conseguiram realizar seus eventos com menor orçamento, fator significativo em um momento de crise econômica. Com a redução dos custos foram feitos investimentos na qualidade dos conteúdos, melhoria tecnológica e investimento publicitário, com táticas de marketing digital na promoção das produções.

O público interessado ganhou com a possibilidade de participar de diversos eventos do mundo todo, com valores acessíveis e sem necessidade de gastos com transporte e hospedagem. Para garantir a fidelidade dos participantes as produções precisaram investir em uma experiência o mais próximo do ao vivo e um ambiente que não prejudicasse o usuário por problemas técnicos.

A expansão do público, redução de custos, permanência de conteúdo, flexibilidade e conveniência são algumas das vantagens que vão garantir a permanência dos eventos virtuais, mesmo após o fim da pandemia. A transição para eventos híbridos, com ambiente presencial e on-line, é tendência garantida, uma vez que esse formato será essencial para a volta dos eventos presenciais por completo, quando será possível a lotação máxima de um ambiente físico.

A evolução das transformações tecnológicas, que já estava acontecendo, e a incorporação da tecnologia em vários setores do mercado é algo permanente e constante. Empresas, produções e pessoas bem informadas poderão acompanhar e usufruir dessas mudanças.

Continue lendo

Entenda a importância de contratar uma Gestão de Redes Sociais

TikTok for Business: O marketing na rede dos vídeos curtos.

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.

  • Fale um pouco do seu projeto