Março de 2020, a pandemia de Covid-19 desencadeou uma série de medidas de proteção para tentar diminuir a transmissão do vírus. Eventos de todos os portes precisaram ser adiados ou cancelados para evitar aglomerações. Pesquisas mostraram que, em abril desse mesmo ano, 98% dos eventos estavam parados.
Sem previsão da retomada presencial, esse setor responsável por gerar empregos, ser oportunidade de networking e criação de novos negócios, precisou se reconstruir e reinventar uma nova maneira de continuar relevante. A tecnologia foi a grande aliada dos produtores e trouxe novas alternativas para todos os tipos de eventos, que migraram para o mundo virtual.
Uma transformação digital já acontecia e a sociedade estava se acostumando com ferramentas tecnológicas e novas formas de interação. Com o isolamento social e a necessidade de continuar as atividades profissionais, as plataformas virtuais tornaram-se alternativas viáveis para minimizar o impacto gerado pela pandemia. Essa necessidade de reinventar-se no virtual levou às empresas de tecnologia a crescerem até 400% em transmissões ao vivo.
Os eventos virtuais começaram a surgir em diferentes segmentos como congressos, festivais, eventos educativos, peças teatrais, shows, que ganharam força e o setor voltou a movimentar a economia. Eles continuaram acontecendo no ano de 2021, e devem permanecer no período pós-pandemia, dividindo o espaço com eventos híbridos e presenciais.
Os produtores conseguiram realizar seus eventos com menor orçamento, fator significativo em um momento de crise econômica. Com a redução dos custos foram feitos investimentos na qualidade dos conteúdos, melhoria tecnológica e investimento publicitário, com táticas de marketing digital na promoção das produções.
O público interessado ganhou com a possibilidade de participar de diversos eventos do mundo todo, com valores acessíveis e sem necessidade de gastos com transporte e hospedagem. Para garantir a fidelidade dos participantes as produções precisaram investir em uma experiência o mais próximo do ao vivo e um ambiente que não prejudicasse o usuário por problemas técnicos.
A expansão do público, redução de custos, permanência de conteúdo, flexibilidade e conveniência são algumas das vantagens que vão garantir a permanência dos eventos virtuais, mesmo após o fim da pandemia. A transição para eventos híbridos, com ambiente presencial e on-line, é tendência garantida, uma vez que esse formato será essencial para a volta dos eventos presenciais por completo, quando será possível a lotação máxima de um ambiente físico.
A evolução das transformações tecnológicas, que já estava acontecendo, e a incorporação da tecnologia em vários setores do mercado é algo permanente e constante. Empresas, produções e pessoas bem informadas poderão acompanhar e usufruir dessas mudanças.
Se você precisa de um atendimento personalizado, quer apresentar em mais detalhes o seu projeto, sanar alguma dúvida ou só bater um papo.
Atendimento de segunda à sexta das 8h às 18h
São Paulo
R. São Benedito, 1474
Santo Amaro
Araraquara
R. Padre Duarte, 3665
Santa Angelina