Postado em 13 janeiro 2022

É trend!

O Google trends permite que qualquer um acompanhe as buscas através de alguma palavra-chave. Mostra em um gráfico horizontal o tempo e o volume de buscas.

Com a evolução dos conteúdos digitais e sendo esse uma das principais fontes de informação, é importante saber incorporar palavras-chaves nos conteúdos que espera ter alto desemprenho competitivo.

Pesquisar palavras-chave é uma maneira de descobrir quais os interesses do público momento. Mostram os termos que geraram mais cliques e o tempo de permanência dentro do site.

É possível refinar a pesquisa por critérios de país, tempo, categoria e o tipo de busca (por imagens, notícias, compras, pesquisa do YouTube ou “web search”, pesquisa clássica do Google).

No Marketing Digital essa ferramenta pode ajudar nas ideias de criação de conteúdo, encontrar tendências de mercado e comparar os termos mais procurados na hora de criar campanhas.

Como funciona

Os resultados apresentados, em parte, são coletas feitas pelos resultados totais do Google. Os dados são categorizados, conectados a um tópico e as informações pessoais são removidas.

Dados pesquisados por poucas pessoas, termos buscados pela mesma pessoa em pouco tempo e caracteres especiais são excluídos do conteúdo.

Mesmo sido criado em 2006, o Google trends permite pesquisas desde 2004 até hoje.

O usuário pode personalizar o intervalo de tempo da pesquisa por horas, dias ou anos. É possível aplicar filtros de localização e outras categorias como artes, ciência, esporte, entretenimento, entre outras.

Assim que colocada a palavra e os filtros selecionados, é gerado um gráfico com as buscas no eixo vertical e o período de tempo no eixo horizontal.

Por que vale a pena usar?

Ser uma ferramenta gratuita não é a única vantagem do Google trends.

Através dele é possível comparar termos e sinônimos, para assim estender qual se destaca em determinada região.

Colabora com as ações de Inbound Marketing e SEO, mostrando a evolução da procura de assuntos e conteúdos que estão em evidência.

Deseja conhecer mais sobre o uso desta e outras ferramentas? Entre em contato com a QR!

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