Postado em 27 fevereiro 2020

Busca orgânica traz resultado?

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Se você já ouvir falar do termo SEO (Search Engine Optimization –Otimização para Motores de Busca) e tem algumas dúvidas sobre o tema. Uma coisa é certa, ele é fundamental para dar visibilidade ao seu negócio online.

SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização para websites, blogs e e-commerces, que bem planejado e executado ajuda o seu negócio a obter boas colocações nos rankins das buscas orgânicas, as gratuitas, gerando maior tráfego ao seu site.

Na prática, pense quando você busca algum produto/serviço no Google. Vamos supor que você está buscando pelo termo: Viagem para Miami no Reveillon. Você vai notar que os três primeiros sites para este resultado terão embaixo a palavra: Anúncio. Isso significa que esses três em específico são anúncios pagos do Google, porém o 1º abaixo deles, na prática, é o anúncio orgânico mais bem rankeado pelo Google, ou seja, de forma gratuita ele aparece ali entre as primeiras posições na sua busca.

Nós costumamos dizer aos nossos clientes que se o seu negócio não está sendo encontrado nos sites de buscas, o 1º passo a se fazer é revisar todo o SEO das páginas de seu site.

Uma revisão apenas basta?

Infelizmente não. Trabalhar com o SEO do seu site é uma tarefa contínua e quase que diária. É muito importante você acompanhar os dados de acessos do seu site, saber quais as palavras que os usuários buscaram para acessá-lo e otimizá-lo para que os resultados aconteçam de forma natural.

Como eu sei que está dando certo?

Analise seu tráfego com frequência. Você pode medir isso de algumas formas:

Tráfego de Qualidade:

É quando o usuário encontra o que você oferece. Isso pode ser medido pela taxa de conversão, ou seja, qual é o seu objetivo no negócio? Vender um produto/serviço específico? Gerar um pedido de orçamento? Fazer um download de um Ebook? Acessar uma página específica? Qualquer que seja o seu objetivo, se alcançado, será contabilizado como uma conversão. Vale lembrar que esse tráfego perde a qualidade quando ele busca por alguma coisa que você não oferece, mas o seu site é acionado. Isso te derruba no rankeamento do Google.

Tráfego de Quantidade:

Essa métrica também a valiosa para o seu negócio. É importante saber o número de visitas do seu site, de onde essas visitas vieram, qual é a média de idade de quem acessou, entre outros dados. Isso ajuda a você a qualificar seu tráfego.

O que preciso fazer para melhorar o SEO do meu site?

Primeiro passo é analisar a sua página. Você precisa ter:

  • Estrutura e Layouts adequados;
  • URLs bem definidas;
  • Sem exageros de palavras-chaves;
  • Revise os links externos (nunca deixe um link quebrado ou que direciona o usuário para uma página diferente do texto abordado);
  • Navegação fácil e intuitiva;
  • Conteúdo relevante.

É importante que o usuário ao entrar no seu site encontre aquilo que ele busca. Há várias maneiras de você facilitar a ele o fluxo até ele encontrar o que deseja. Use filtros, traga informações detalhadas sobre o produto ou serviço, mostre fotos de qualidade e atente-se para ter uma boa hospedagem, que garanta que as páginas carreguem com facilidade e não deixem o usuário esperando muito tempo para abrir determinada informação.

SEO é importante para seu site. Tem que ser feito por alguém que realmente esteja analisando o seu negócio e o seu conteúdo, para conseguir trazer o melhor resultado para o seu objetivo. E tem que ter um acompanhamento contínuo, para poder mensurar pontos positivos e negativos na visitação do seu site para poder otimizar o conteúdo e trazer melhores resultados.

E sim, se você souber, você mesmo pode fazer. Mas é recomendável alguém que tenha conhecimentos mais profundos na programação do seu site.

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