Postado em 23 novembro 2022

As tendências do Marketing Científico em 2023

O COVID-19 potencializou (para aqueles que aproveitaram as oportunidades) o comércio, o trabalho, a comunicação e o entretenimento online.

Nesse período, foi nítido o surgimento de novas tendências que vieram agregar e fortalecer marcas e a interação no meio digital, como o Marketing personalizado, Conteúdo de vídeo curto, Transmissão ao vivo, Marketing de influenciadores e Marketing inclusivo.

Cada uma dessas tendências abriram portas e criaram mais proximidade com o público. Quer saber como elas funcionam? Continue a leitura!

Marketing personalizado direcionado

Essa personalização começa pelo cliente, que tem o poder de escolher o que quer ouvir, assistir, comprar e usar.

Por meio desses filtros, as plataformas e marcas recolhem as preferências, como também o histórico de compras, informações demográficas, medidas corporais, localização e até o clima. A partir disso, as empresas apresentam ofertas, produtos e outros conteúdos personalizados.

Facebook e Netflix já operam dessa forma de recomendações com base no histórico de visualizações e nos termos de pesquisa, mas devem implementar cada vez mais essa tecnologia.

Conteúdo de vídeo curto

Alguns exemplos: Instagram Reels, Youtube Shorts e TikTok.

Esse formato tem a capacidade de gerar maior engajamento e produzir conteúdo mais atrativos e criativos. Em 2021, o TikTok registrou 1 bilhão de usuários ativos mensais ao redor do mundo, simbolizando um crescimento de 45% em comparação com o resultado de julho de 2022, que foi relatado em 689 milhões.

Já o Instagram contabilizou quase 1,4 bilhão de usuários. Embora a plataforma seja direcionada para o consumo de conteúdos para o público, o TikTok está chegando à comunidade empresarial.

Transmissão ao vivo

O formato Live conquistou uma posição significativa no setor de entretenimento, como jogos, esportes e eventos musicais.

A transmissão ao vivo permitiu um grande avanço para as marcas, uma vez que deu a oportunidade de apresentar coleções, dicas e novidades.

De acordo com um relatório enviado pela Technavio, esse mercado deve crescer US$25,19 bilhões de 2021 a 2026. O ritmo de crescimento do mercado vai acelerar em um CAGR de 13,47%. A taxa de crescimento anual do mercado em 2022 é de 12,87%.

Marketing de Influenciadores

A revolução na mídia social levou ao surgimento de pessoas públicas, os famosos “influencers”. Esses influenciadores abrangem dois grupos: celebridades que impulsionam a sua marca nas redes e produtores de conteúdo que alcançaram o sucesso compartilhando conteúdo e construíram a sua audiência.

Segundo o The Drum, “o negócio de marketing de influenciadores valeu US$ 9,7 bilhões em 2020 e deve crescer para US$ 15 bilhões até 2022, com quase metade dos profissionais de Marketing dizendo que estão gastando mais de 20% de seu orçamento em conteúdo de influenciadores” como a maioria vê um retorno positivo.

Esse crescimento vem atraindo mais influenciadores para produzir conteúdo, o que amplia o escopo para empresas que procuram criadores de nicho que refletem sua marca.

Marketing inclusivo

Com a pandemia e o aumento da polarização política, a desigualdade e divisões estruturais históricas na sociedade foram evidenciadas. Houve um crescimento na mobilização focada em oferecer maior diversidade, equidade e inclusão.

Grandes marcas de consumo vem engajando a diversidade em saúde, beleza e estética há anos. A Fenty Beauty de Rihanna, por exemplo, tem sido agressiva em termos de destacar o marketing inclusivo e trazer à luz estereótipos da indústria. A marca teve mais de 130 milhões de visualizações no canal do Youtube em seu primeiro mês de vendas. Além disso, desenvolveram o desfile Savage x Fenty para o Prime Vídeo da Amazon, que trouxe modelos de diferentes gêneros, biotipos e raças para o centro do palco.

As pessoas se identificam com marcas que mostram que elas são importantes e que olham para as suas necessidades.

E aí, qual das tendências voce mais consumiu nos últimos anos e pretende continuar usando?

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