Postado em 24 janeiro 2023

KPIs e a Mensuração de dados

Compartilhar:

Importantes para avaliar processos, analisar técnicas que precisam de melhorias, direcionar recursos e ainda solidificar a tomada de decisão com base no levantamento de dados, os KPIs são essenciais nas estratégias usadas no marketing.

Mas afinal, o que são KPIs? 

Nomeado, Key Performance Indicator, essa ferramenta é nada mais, nada menos do que indicadores de desempenho. Utilizados para medir o sucesso de uma ação e estratégia adotada para determinada campanha no mundo do marketing. 

São esses indicadores que nos ajudam a identificar quais campanhas e técnicas têm o maior impacto positivo e o que precisa ser revisado. Com a ausência dessas informações, a equipe, empresa ou marca pode tomar decisões com base em informações incompletas. 

Os KPIs são divididos em 4 categorias, as principais são: produtividade, capacidade, qualidade e estratégia. 

Cada um desses indicadores tem uma função específica e a sua utilização depende dos objetivos por trás da análise de resultados, por exemplo, compreender como o time produz ou fazer a medição dos resultados de uma determinada campanha. 

Conheça esses indicadores: 

Indicadores de produtividade 

Seu objetivo é avaliar a eficiência e rendimento de uma empresa, medindo a quantidade de produção com um determinado nível de recursos financeiros.

De forma resumida, agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para gerar um produto e/ou serviço. 

Indicadores de capacidade

Seu foco é medir a eficiência de uma organização. 

Como fazem isso? Analisando a capacidade de resposta de um processo através da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. 

Após o gerenciamento dessas informações, as empresas utilizam esses dados para expandir seu portfólio de produtos, inserir novas tecnologias, melhorar processos e analisar novas estratégias que tragam destaque para as mesmas no mercado. 

Indicadores de qualidade

Estes seguem aliados aos indicadores de produtividade, uma vez que auxiliam na análise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo.

Através deles, é possível recolher informações detalhadas sobre o real desempenho e qualidade de um item ou processo.

E por fim…

Indicadores estratégicos 

São eles que fornecem dados sobre como o empreendimento ou marca se encontra em relação às metas definidas anteriormente. 

Além disso, são capazes de entregar um comparativo entre o cenário atual da empresa e o esperado.

Quando bem utilizados, têm o poder de auxiliar na tomada de decisão com o objetivo de estabelecer estratégias que impulsionam a eficiência operacional, fortalecendo a estrutura da organização. 

Existem diversos benefícios de incluir o uso desses indicadores nas estratégias de marketing da sua marca, empresa e organização. Mas existem 4 que se destacam: 

  • Otimização das ações de marketing: Mostra o que está funcionando e também, o que necessita de correção a partir dos números identificados;
  • Aumento do desempenho das estratégias: É possível aumentar o desempenho após realizar os ajustes necessários;
  • Contribuição nas tomadas de decisão: Diminui as dúvidas, uma vez que a marca está trabalhando com dados constatados;
  • Analisar se as metas e objetivos foram atingidos: Um levantamento após a execução de uma estratégia te permite identificar se as metas são de fato realistas.

Você já conhecia essa ferramenta?

Continue lendo

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.