Postado em 03 novembro 2022

Web 3.0: A transformação da internet 

Uma coisa é certa: o digital está totalmente integrado no dia a dia de cada pessoa. Há alguns anos, a interação social era limitada, dispositivos móveis foram surgindo e com isso, as novas fases da web.

Hoje é possível compartilhar o que você vive em tempo real, e de fato levar as pessoas para “dentro” da sua casa através de plataformas digitais.

Mas assim como um novo modelo de carro passa pela fase dos testes, a internet não é diferente. A cada inovação, novas experiências, acertos e falhas surgem, como a segurança que ainda não é 100% garantida.

Uma vez que os usuários fornecem suas informações pessoais para personalizar as experiências de uso, como os cookies, por exemplo, ficam suscetíveis ao vazamento ou venda (caso grave) de seus dados. Segundo algumas pesquisas, Amazon, Google e Microsoft controlam mais de 73% do mercado de armazenamento de dados em nuvem.

Web 3.0: A transformação da internet

A terceira fase da internet é gerida pelo blockchain, plataforma de acesso público que armazena dados e transações dos usuários de maneira segura e imutável. Por meio dessa plataforma, os desenvolvedores da Web 3.0 prometem descentralizar a rede e limitar a influência das grandes empresas de tecnologia, dando a oportunidade das pessoas escolherem em qual centro de dados suas informações serão armazenadas.

Essa revolução ainda tem potencial para modificar os mais variados parâmetros do nosso dia a dia. A expansão do metaverso, por exemplo, deve influenciar a forma como nos entretemos e interagimos (como já vem acontecendo de forma sutil).

Estamos longe dessa revolução?

Acreditamos que essa fase irá se consolidar lentamente, assim como foi com a web 1.0 para a web 2.0. Mas já podemos ver grandes ferramentas já presentes em nosso meio, como as criptomoedas e NFT’s, que indicam um terreno fértil para o crescimento da Web 3.0. 

Não há dúvidas, é perceptível a preparação de empresas e governos para essa fase da tecnologia que demonstra, a cada dia, seu enorme poder disruptivo. 

Você está preparado para essa revolução? 

Continue lendo

Receba conteúdos exclusivos sobre marketing direto por email.