Busca orgânica traz resultado?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Se você já ouvir falar do termo SEO (Search Engine Optimization –Otimização para Motores de Busca) e tem algumas dúvidas sobre o tema. Uma coisa é certa, ele é fundamental para dar visibilidade ao seu negócio online.

SEO nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização para websites, blogs e e-commerces, que bem planejado e executado ajuda o seu negócio a obter boas colocações nos rankins das buscas orgânicas, as gratuitas, gerando maior tráfego ao seu site.

Na prática, pense quando você busca algum produto/serviço no Google. Vamos supor que você está buscando pelo termo: Viagem para Miami no Reveillon. Você vai notar que os três primeiros sites para este resultado terão embaixo a palavra: Anúncio. Isso significa que esses três em específico são anúncios pagos do Google, porém o 1º abaixo deles, na prática, é o anúncio orgânico mais bem rankeado pelo Google, ou seja, de forma gratuita ele aparece ali entre as primeiras posições na sua busca.

Nós costumamos dizer aos nossos clientes que se o seu negócio não está sendo encontrado nos sites de buscas, o 1º passo a se fazer é revisar todo o SEO das páginas de seu site.

Uma revisão apenas basta?

Infelizmente não. Trabalhar com o SEO do seu site é uma tarefa contínua e quase que diária. É muito importante você acompanhar os dados de acessos do seu site, saber quais as palavras que os usuários buscaram para acessá-lo e otimizá-lo para que os resultados aconteçam de forma natural.

Como eu sei que está dando certo?

Analise seu tráfego com frequência. Você pode medir isso de algumas formas:

Tráfego de Qualidade:

É quando o usuário encontra o que você oferece. Isso pode ser medido pela taxa de conversão, ou seja, qual é o seu objetivo no negócio? Vender um produto/serviço específico? Gerar um pedido de orçamento? Fazer um download de um Ebook? Acessar uma página específica? Qualquer que seja o seu objetivo, se alcançado, será contabilizado como uma conversão. Vale lembrar que esse tráfego perde a qualidade quando ele busca por alguma coisa que você não oferece, mas o seu site é acionado. Isso te derruba no rankeamento do Google.

Tráfego de Quantidade:

Essa métrica também a valiosa para o seu negócio. É importante saber o número de visitas do seu site, de onde essas visitas vieram, qual é a média de idade de quem acessou, entre outros dados. Isso ajuda a você a qualificar seu tráfego.

O que preciso fazer para melhorar o SEO do meu site?

Primeiro passo é analisar a sua página. Você precisa ter:

  • Estrutura e Layouts adequados;
  • URLs bem definidas;
  • Sem exageros de palavras-chaves;
  • Revise os links externos (nunca deixe um link quebrado ou que direciona o usuário para uma página diferente do texto abordado);
  • Navegação fácil e intuitiva;
  • Conteúdo relevante.

É importante que o usuário ao entrar no seu site encontre aquilo que ele busca. Há várias maneiras de você facilitar a ele o fluxo até ele encontrar o que deseja. Use filtros, traga informações detalhadas sobre o produto ou serviço, mostre fotos de qualidade e atente-se para ter uma boa hospedagem, que garanta que as páginas carreguem com facilidade e não deixem o usuário esperando muito tempo para abrir determinada informação.

SEO é importante para seu site. Tem que ser feito por alguém que realmente esteja analisando o seu negócio e o seu conteúdo, para conseguir trazer o melhor resultado para o seu objetivo. E tem que ter um acompanhamento contínuo, para poder mensurar pontos positivos e negativos na visitação do seu site para poder otimizar o conteúdo e trazer melhores resultados.

E sim, se você souber, você mesmo pode fazer. Mas é recomendável alguém que tenha conhecimentos mais profundos na programação do seu site.

Outros posts

  • 01 Como podemos ajudá-lo?

  • 02 Qual o tamanho do seu projeto?

  • 03 Fale um pouco sobre seu projeto

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.